Menssagem de erro

In Brazil and in the World

(RE) inventar - artistas criadores

2017
SESC Birigui
R. Manoel Domingos Ventura, 121, Birigui, São Paulo, SP

A exposição (RE) INVENTAR – ARTISTAS CRIADORES apresenta no SESC BIRIGUI, em Birigui, São Paulo, um conjunto de 23 artistas populares, procedentes de quatro estados brasileiros, cujas obras integram o acervo do Museu Casa do Pontal. Ela se inspira nas histórias de vida destes artistas inventivos e originais, cujas criações e mitologias ampliaram o universo da arte brasileira.

É fato que a arte escultórica popular nasce do mundo artesanal, mas nem sempre é fácil entender porque e como essas produções se diferenciam. Essa mostra parte desta relação e oferece para a fruição do público mais de cem obras e algumas histórias sobre estes inventivos artistas para que cada um possa conhecê-los e tirar suas próprias conclusões.

Por meio das narrativas biográficas e de depoimentos emblemáticos dos artistas sobre si mesmos ou suas invenções, outras perspectivas de entendimento se abrem, revelando o processo complexo que dá sustentação ao trabalho destes autores.

A mostra ambiciona, assim, contribuir para ampliar o conhecimento sobre a potência que os mundos de arte são capazes de gerar, na medida em que podem acolher talentos os mais diversos, inclusive os aqui apresentados, que tiveram origem em meios populares, nos quais as tradições têm grande importância.

Ao mesmo tempo em que valoriza a experiência direta com as obras, a exposição traz, por meio de textos, filmes,  documentos sonoros e de atividades de mediação, um aprofundamento para os que se interessam pelo assunto. Destaca ainda a modernidade deste campo de atividade criativa, no qual os intercâmbios e as trocas são centrais.

Saiba mais sobre cada artista da mostra nos links abaixo:

Adalton Fernandes Lopes

Antônio de Oliveira

Antônio Rodrigues

Dona Isabel

GTO

Heleno Manuel

Luiz Antonio

Manuel Eudócio

Manuel Galdino

Maria Assunção e João Alves

Marliete

Mestre Vitalino

Nhô Caboclo

Nino

Noemiza Batista

Pedro Boca Rica

Severino Vitalino e Manuel Vitalino

Socorro

Ulisses Pereira Chaves

Zé Caboclo