Notícias

18 jan

Museu do Pontal celebra Folia de Reis com live no Youtube dia 18/01, às 17h

O Museu do Pontal suas lives de arte e cultura popular com uma celebração muito especial: a jornada da Folia de Reis na cidade do Rio de Janeiro e em Caxias, no Maranhão. 

O evento aberto e gratuito acontecerá às 17h no canal do Museu no Youtube (www.youtube.com/museucasadopontaloficial) e contará com a presença de pesquisadores e foliões. "Estamos muito felizes com o convite do Museu em levar nossa jornada para a internet. Tivemos um ano muito difícil, perdemos nosso mestre Riquinho há poucos meses, e devemos a ele a continuidade da nossa Folia, mesmo com a pandemia." comenta Juninho, mestre palhaço da Folia de Reis Penitentes do Santa Marta.

O objetivo do Museu é usar seu espaço como instituição para trazer ao debate a riqueza e a diversidade do país. A live abre um calendário anual de eventos sobre as manifestações culturais e tradições populares de cada região do Brasil.

Os convidados para a conversa sobre a Folia de Reis são Juninho, mestre palhaço da folia de Reis Penitentes do Santa Marta há 35 anos, parte da terceira geração de reizeiros da favela Santa Marta em Botafogo e um dos diretores da AFRERJ (Associação das Folias de Reis da Cidade do Rio de Janeiro); Daniel Bitter, professor do departamento de antropologia da UFF, folião de reis e rabequeiro; Jandir Gonçalves, maranhense e pesquisador de cultura popular e Sebastião Chinês, fundador e presidente do Reisado Encanto da Terra no povoado de Jussara, em Caxias (MA), e também agricultor, músico e artesão.

Esse projeto foi contemplado pelo Edital Fomento a Todas as Artes, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, conta com o patrocínio da Vale, do Itaú e do BNDES por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO

Dia 18/01, segunda-feira, às 17h - Link: https://www.youtube.com/museucasadopontaloficial

Live "Folia de Reis: na cidade do Rio e no Maranhão" com Juninho, Daniel Bitter, Jandir Gonçalves e Sebastião Chinês

Tags:
18 de Janeiro de 2021