Notícias

30 mar

Assista à gravação da live Saravá, Jongo, Saravá

Entre todas as expressões da cultura popular brasileira, as festas afro-brasileiras ocupam lugar de destaque. Locais de encontro, criação, identidade e luta política, esses festejos, especialmente o Jongo, foram destaque na live do Museu do Pontal de março. Clique aqui para assistir à gravação da live.

Patrimônio cultural do Brasil, título recebido em 2005, o Jongo é um legado dos povos africanos que chegaram escravizados ao Sudeste no século XIX. Símbolo de resistência à escravidão, tornou-se hoje um caminho de luta contra o racismo e de afirmação da diversidade cultural e artística brasileira. Clique aqui para assistir à gravação do encontro.

Nessa conversa sobre os caminhos atuais do Jongo realizada pelo Museu do Pontal, detentor do maior acervo de arte popular brasileira, que inclui esculturas e modelagens que trazem para a dimensão plástica, aspectos do universo do Jongo, teremos a participação de Maria de Fátima da Silveira Santos, liderança do Jongo de Pinheiral (RJ); de Jussara Adriana de Souza, jovem quilombola e jongueira do Jongo do Bracuí (Angra dos Reis/RJ); de Elaine Monteiro, coordenadora do Pontão de Cultura do Jongo/Faculdade de Educação UFF, e de Martha Abreu, professora do Instituto de História da UFF e pesquisadora da cultura afro-brasileira.

Este projeto foi contemplado pelo Edital Fomento a Todas as Artes, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo Federal, e conta com o patrocínio da Vale, do Itaú e do BNDES por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Inscreva-se no Canal do Museu do Pontal no Youtube e acompanhe as próximas lives!

Tags:
Notícias, Arte Popular, Jongo
30 de Março de 2021